Nesta semana, Brasília será um polo de integração dos Executivos municipais. A Marcha dos Prefeitos teve inicio ontem (21) e ocorrerá até a próxima quinta (23), reunindo um público de até 10 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e outras autoridades municipais.
O prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, está na cidade participando do evento e destacou que este é o momento de principal mobilização da categoria para cobrar ao governo federal mais autonomia e contemplar as famílias mais pobres.
“A Marcha [dos Prefeitos] é um evento muito significativo para cada um de nós. É a nossa principal mobilização para que possamos cobrar junto ao Governo Federal mais autonomia, para que desta maneira, as pautas que estão ligadas estreitamente com a população avancem e contemplem as famílias que mais sofrem socialmente e economicamente”, disse.
Adelminho também destacou que a luta municipalista também requer que sejam integradas outras esferas governamentais e não sejam isoladas, para que ações que possam transformar a vida do povo possam ser tomadas e ampliadas de maneira mais eficientes.
“O maior objetivo é garantir aos municípios uma estrutura mais firme e que sirva de base para que os gestores ampliem os projetos e ações que transformem a vida do povo. Por isso, a luta municipalista não pode ser isolada, outras esferas governamentais devem ser integradas. Os municípios não podem arcar com obrigações que não fazem parte da sua orçada. Isto pode acabar comprometendo outros serviços públicos que deveriam ser ofertados. A defesa em favor da população não vai parar”, completou Calheiros.