O pré-candidato à prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa (PT), publicou nesta quinta-feira (16), um vídeo em sua conta no Instagram, fazendo críticas ao prefeito JHC sobre o acordo firmado com a mineradora Braskem.
Barbosa visitou a área de Flechal de Cima, conhecida por suas casas abandonadas e destruídas, resultado do que ele enquadra como “o maior crime ambiental do mundo”, causado pela extração de sal-gema feita pela mineradora em vários bairros de Maceió.
No vídeo, Ricardo destaca: “o relatório da CPI da Braskem, em poucos meses concluiu que todo mundo já sabia, que Braskem cometeu o crime de omissão de, ação, doloso, culposo até falsificação de documentos pra ludibriar as autoridades públicas.
“O senhor não vai agora mover a sua procuradoria e pegar todos os pontos desse acordo, que mais beneficia a Braskem, do que as suas vítimas e não vai agora rever? Alegando, e é uma alegação justa que o senhor a época não sabia que fez um acordo com uma empresa criminosa. Fica essa pergunta.” Questiona o pré-candidato.
Barbosa reitera a preocupação com as comunidades de Flechal de Cima e Bom Parto, que continuam desamparadas devido aos problemas causados pela extração de sal-gema. E encerra o vídeo pedindo uma resposta do prefeito JHC à população, sobre a possível revisão do acordo com a Braskem.
A cobrança pública de Ricardo Barbosa coloca em evidência a pressão sobre a administração municipal para reavaliar os termos do acordo com a Braskem, visando uma reparação justa para as vítimas do desastre ambiental em Maceió, garantindo justiça para o maceioense.