Nesta terça-feira, a Câmara Municipal aprovou a Mensagem do Executivo N° 7, que autoriza a Prefeitura de Maceió a contratar novo empréstimo de 400 milhões de reais para execução do Programa “Avança Maceió”, destinado à obras de infraestrutura. Apenas a vereadora Teca Nelma (PT) e o vereador Joãozinho (MDB) votaram contra.
Na discussão, a vereadora demonstrou preocupação com o nível de endividamento da cidade, já que na atual gestão mais de 1 bilhão de reais (somados os valores da atual matéria) foram contratados juntos a instituições financeiras.
Teca relembrou também que a Prefeitura de Maceió recebeu 1 bilhão e 700 milhões de reais do acordo financeiro com a mineradora Braskem e mais 286 milhões proveniente da concessão da empresa BRK Ambiental. Portanto, a cidade disporia de recursos para executar as mais diversas obras de desenvolvimento sustentável e urbano, não precisando contratar dívidas que comprometem as contas do município.
“Eu me questiono qual a necessidade real de mais um empréstimo de 400 milhões de reais tendo em vista a quantidade de recursos que tem a Prefeitura de Maceió”.
Mesmo após calorosa discussão e resistência da vereadora, a matéria foi aprovada em duas votações e segue para sanção.
“Agora, meu trabalho é fiscalizar o destino desses recursos”, finaliza a jovem vereadora.