O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em diálogo com Arthur Lira (PP-AL) para decidir sobre um candidato comum para a próxima eleição do presidente da Casa.
“Evidentemente, os nomes precisam ser analisados. Não se trata de o governo encaminhar um nome para fazer disputa”, destacou o petista em entrevista ao Estado de São Paulo nesta segunda-feira (13).
Segundo ele, o correto é “construir entendimento” no processo. “O presidente tem reiterado para nós e para mim que esse é o desejo, o próprio Lira também. Mas é cedo”, completou Guimarães.
As eleições para presidência da Casa serão realizadas em fevereiro de 2025. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), é um dos favoritos para assumir a Câmara e tem a bênção do próprio Lira.
Outros nomes da disputa são os do líder do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP); e dos deputados Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Antonio Brito (PSD-BA).
Conforme o rito da eleição na Câmara, quando deputados escolhem o presidente da Casa e Mesa diretora para mandato de 2 anos, Lira, o atual presidente, conduz a sessão.
Para abrir a sessão, é necessário um mínimo de 51 deputados presentes. Cada candidato terá 10 minutos para discursar. A votação só pode ser aberta com a presença de pelo menos 257 deputados. Para vencer a eleição, um candidato deve receber pelo menos 257 votos.