A Prefeitura de Maceió entregou, nesta sexta-feira (10), o Boulevard Doutor Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça, que faz conexão com o Mirante São Gonçalo, no bairro do Farol. A inauguração contou com a presença do prefeito JHC e de familiares do homenageado, como a viúva dele Felina Teixeira Gama de Mendonça, e o filho Alfredo Gaspar.
O local recebeu estrutura que promove interação e convivência entre as pessoas, conectado também à Igrejinha de São Gonçalo. Segundo a Prefeitura de Maceió, o novo espaço público fomentará o turismo local, visto que o mirante já é um ponto turístico para contemplação da cidade de Maceió.
Felina de Mendonça prestigiou a entrega do espaço que homenageia o marido. Para ela, a iniciativa deixa saudades.
“[Espera] que o pessoal daqui aproveite essa área de lazer. Sei que Carlos está muito feliz com essa homenagem e fica também muita saudades”, expõe Felina de Mendonça.
Para o prefeito de Maceió, JHC, a construção do boulevard é um resgate do local histórico da capital alagoana. Ele cita a igrejinha, que remete ao século 19 e o início da história da cidade.
“A gente fica feliz de entregar esse parque, com quase 4 mil metros quadrados de área construída, todo revitalizado, com espaços públicos adequados. Esse é o direito à cidade. A gente consegue valorizar os imóveis do entorno, a gente cria esse polo radiador de memórias afetivas, de espaços de convivência e as pessoas têm que tomar conta da cidade, ter esse sentimento de pertencimento para a gente melhorar a qualidade de vida e o bem-estar”, considera o gestor municipal.
JHC ressalta, ainda, a função social desempenhada por Carlos de Mendonça, quando esteve na Organização Arnon de Mello. “Para a gente, homenagear o Dr. Carlos de Mendonça é uma alegria enorme, já que, durante tanto tempo, pode, na condução das Organizações Arnon de Mello, que fica ao lado desse grande boulevard, prestar os seus serviços, a sua função social, com a boa comunicação e levando a boa informação para quem mais precisa”, expõe o prefeito.
O deputado federal por Alagoas Alfredo Gaspar também esteve na inauguração. Ele enfatizou que, antes do novo espaço, havia uma praça com o nome de Carlos de Mendonça, que foi mantido no boulevard entregue nesta sexta-feira.
“Meu pai, para quem não sabe, passou a vida dele toda aqui. A casa do pai dele fica a 30 metros daqui. Então essa região aqui foi uma parte importante da vida dele. Mirante São Gonçalo, aqui no oitão da igreja São Gonçalo, a Gazeta de Alagoas, a Organização Arnon de Mello. Eu tenho certeza que ele está feliz de poder ver grandes amigos dele e saber que, por onde passou, ele fez o bem”, afirma o deputado.
Alfredo Gaspar caracterizou o pai como um homem de “coração bom” e trabalhador.
“Nunca saiu de casa para fazer mal a ninguém, por isso, a minha certeza de que ele está num bom lugar. E agradecer a ele o exemplo de vida. Meu pai viveu para fazer as outras pessoas serem melhores. Ele era um cara simples, uma pessoa trabalhadora, uma pessoa amiga dos amigos. Hoje temos um misto de muita saudade e muito orgulho”, complementa o parlamentar.
O diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim, lembra que Carlos de Mendonça foi presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM) e presidente do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello (OAM).
“Dr. Carlos Mendonça foi o ícone da nossa empresa. Um homem de notório saber, cultural, jurídico, conselheiro de primeiro mão, homem digno, de caráter. Passou, durante a sua vida, com mais de 50 anos de atividade pública, sem mácula, portanto, uma grande referência. Eu tenho certeza que, este boulevard, que está levando o nome de Carlos de Mendonça, seguramente enaltecerá ainda mais, não somente o nome dele, como também o próprio local”, considerou Luis Amorim.
O boulevard recebeu jardins paisagísticos, playground infantil, espaço pet, academia ao ar livre, iluminação em LED, mobiliário, e inclusão de faixa acessível com luminárias no piso, melhorando o deslocamento à noite.
De acordo com a Prefeitura de Maceió, foram investidos R$ 600 mil no espaço que tem mais de 3.300 metros quadrados. As obras fizeram parte de uma Parceria Público-Privada (PPP), entre o órgão municipal e a construtora Record.
Fonte – GazetaWeb