O deputado federal André Fernandes (PL-CE) publicou um vídeo em seu perfil no Instagram onde comenta o assassinato de dois políticos do Ceará e cita o fato de serem filiados ao PL e declararem oposição a prefeitos do PT de dois municípios do estado.
“Provavelmente eu serei altamente criticado por causa desse vídeo que estou fazendo e tenho ciência de que pelo simples fato de estar falando aqui o que vou falar, também corro risco de morte. Mas eu não vou me acorvadar. Eu não vou me calar. E eu cobrarei justiça, custe o que custar. Em menos de 48 horas, dois políticos que faziam oposição aos prefeitos do PT, foram executados, brutalmente assassinados”, começa André em vídeo.
O deputado continua seu vídeo falando sobre o assassinato do vereador do Crato, Erasmo Morais (PL), que fazia oposição ao prefeito Zé Ailton (PT) e foi executado na terça-feira (7), na calçada de casa, com 47 tiros, sendo a maioria de fuzil. Até o momento, ninguém foi preso e ainda não se sabe a motivação do crime.
Após falar do caso, André diz que não está fazendo acusação alguma, mas cita o PT. “O motivo, ninguém sabe. O que se sabe é que ele era o único vereador que fazia oposição ao prefeito, que é do PT. Eu não estou aqui pra fazer absolutamente nenhuma acusação, só que o próprio Erasmo se pronunciou”, diz André.
O vereador Erasmo de Morais era apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e em 16 de outubro do ano passado, se pronunciou na Tribuna da Câmara de Vereadores, afirmando que se algo acontecesse à sua vida, seria por questões políticas e que outras linhas de investigação não deveriam ser levantadas. Erasmo era ex-policial militar e foi expulso da corporação em 1995. Em 2010, o político foi investigado e preso suspeito de extorsão, organização criminosa, tortura, sequestro e peculato.
André segue o vídeo e comenta sobre o assassinato do pré-candidato a vereador de Icó, Sargento Geilson (PL), morto nessa quinta-feira (9), dentro de um frigorífico. Geilson fazia oposição à prefeita do município, Laís Nunes (PT).
“A coincidência? É que ele fazia oposição à prefeita do PT e também deixou um aviso de que estava recebendo ameaças de morte”, disse André. “Eu repito que não estou aqui pra fazer absolutamente nenhuma acusação, mas ambos avisaram, ambas as vítimas eram políticos de oposição, ambas as vítimas faziam oposição a prefeitos do PT”, comenta André, citando mais uma vez o partido.
Sargento Geilson atuou como secretário de Segurança Pública e Cidadania na Prefeitura de Icó e tinha antecedentes por três crimes de ameaça. De acordo com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), o policial estava afastado, respondendo a um processo criminal de calúnia.
O deputado André, que também é pré-candidato a prefeito de Fortaleza, finaliza o vídeo cobrando investigação e falando sobre a falta de repercussão dos assassinatos. “O povo cearense precisa que essa investigação aconteça de forma rápida e séria. Qual foi o motivo desses assassinatos? O que me revolta é que nenhum dos dois casos está repercutindo a nível nacional, mas como bem sabemos, se fosse algum político do outro lado, com certeza já estaria nas manchetes de todos os jornais, talvez se fosse do PT ou do Psol teria repercussão. Eu acredito em coincidências, mas nesse caso, a coincidência está muito grande. Ambos avisaram e ambos não estão mais entre nós”, finalizou André.