O vereador Leonardo Dias (PL) anunciou, durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Maceió (CMM) desta quarta-feira (8), a criação de um projeto que ajudará a retirar pessoas em situação de rua na capital alagoana.
O projeto tem como base o Projeto Seguir em Frente, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que foi visitado pelo vereador Leonardo Dias em meados do mês de abril.
“Eu estive no Rio de Janeiro há alguns dias e durante minha estadia lá eu conheci o projeto Seguir em Frente que é direcionado à população de rua e sua inserção no mercado de trabalho, de forma que ele possa encontrar um mecanismo para sair da situação em que vive. Logo que eu retornei, conversando com os secretários Mourinha e Moacir Teófilo, encontramos uma forma de trazer isso para Maceió”, afirmou o vereador.
De acordo com o vereador, o projeto implementado em Maceió será efetuado – inicialmente – pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável é Limpeza Urbana (Alurb), que lançará um edital para que pessoas em situação de abrigamento ou de rua possam trabalhar na manutenção de praças e das da Cidade.
“Esse edital que será lançado dará preferência aos abrigados e pessoas em situação de rua que, ao serem selecionados, receberão um valor de aproximadamente R$ 1,5 mil para trabalhar na manutenção de praças e ruas. Eles serão acompanhados por equipes de assistência social dentro da moradia que ele alugar, de forma que tenhamos durante 12 meses, a possibilidade de libertar essas pessoas e inseri-las no mercado do trabalho”, destacou Dias.
O vereador compreende que dar um trabalho e condições dignas para as pessoas em situação de rua é uma forma de oferecê-las independência. Além do impacto humanitário, Leonardo destacou os benefícios econômicos que a medida trará para Maceió.
“Além de dar a liberdade à essas pessoas, de botar dinheiro para circular na cidade, ajudaremos no desenvolvimento de nossa principal indústria, que é o Turismo. Conversando com o Trade, eles têm a preocupação em relação ao crescimento do número da população de rua em zonas turísticas”, complementou.
Ainda em seu pronunciamento, Leonardo agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Maceió ao projeto que deve começar, inicialmente, selecionando entre 50 e 100 pessoas.
“Agradeço ao Mourinha que me convidou para conhecer esse projeto no Rio e por ter participado junto comigo da construção desse projeto, que será de extremo sucesso. Estendo o agradecimento ao secretário Moacir, da Alurb, e ao prefeito JHC, que teve a sensibilidade de olhar para a população de rua como nunca antes e nós precisamos reconhecer isso. Seguiremos buscando solução para nossa população, especialmente para os que mais precisam”, concluiu.