Pela manhã, o ministro visitou a Escola Estadual Princesa Isabel e o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, onde proferiu uma palestra motivacional destacando valores, busca pelo conhecimento e progresso na vida, além de abordar temas relacionados à democracia e ditadura. Em sua última agenda na capital alagoana, encontrou-se com magistrados locais e defendeu a adesão do Poder Judiciário ao Pacto pela Linguagem Simples, priorizando uma comunicação acessível e compreensível para todos.
Durante a reunião com magistrados, houve ênfase na importância de adotar uma linguagem mais acessível, exemplificada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, que destacou o projeto “Descomplicando o juridiquês”. Barroso ouviu demandas da classe e compartilhou ações implementadas durante sua gestão no Supremo e no Conselho, como o Exame Nacional da Magistratura e projetos para promoção da paridade de gênero nos tribunais, padronização de ementas e uso da inteligência artificial.
Para o presidente da Associação Alagoana de Magistrados, a iniciativa contribui para identificar desafios do Judiciário e traçar estratégias para resolvê-los, melhorando assim a prestação jurisdicional. Maceió foi escolhida como segunda cidade para sediar o encontro, uma ação considerada inédita no Poder Judiciário e que representa um esforço de aproximação da cúpula do Judiciário com os juízes que estão na linha de frente.