Líder no governo Bolsonaro (2019-2022), o deputado federal em licença Ricardo Barros (PP-PR), está em busca de reservas de lítio, mais conhecido como ouro branco, no sertão de Alagoas. O investimento feito por ele, já ultrapassa R$ 4,4 milhões.
Os investimentos do deputado vêm chamando e foram alvo de reportagem no Intercept Brasil. De acordo com o jornal, a maior parte do montante, cerca de R$ 2,9 milhões em uma área de 10 mil hectares.
A empresa responsável pelo trabalho é a RC6 Mineração, que está explorando uma área no município de Pão de Açúcar, banhado pelo Rio São Francisco e conhecido pelo forte calor. Diversas solicitações na Agência Nacional de Mineração (ANM) já foram feitas, porém a maioria encontra-se em análise.
O mineral que está sendo procurado é usado como matéria-prima para baterias de carros elétricos, ramo que está em ascensão e de acordo com as informações, o Brasil seria a sétima maior reserva desse mineral no mundo.
Os moradores, especialistas e autoridades de Pão de Açúcar (AL) já estão preocupados com a preservação da cidade, visto que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por guardar pinturas rupestres. Caso aconteça a liberação da exploração do lítio, não se sabe como irão ficar tais obras.