O atual Luiz Inácio Lula da Silva chamou atenção ao usar uma gravata com desenho de um cachorrinho em um vídeo divulgado em sua conta no Instagram. No vídeo, Lula expressou solidariedade e protesto em relação à morte de um cachorro que foi vítima de um erro logístico durante um voo da companhia aérea Gol.
“A minha gravata tem o desenho de um cachorrinho e eu coloquei ela de manhã em protesto ao que aconteceu com o cachorro de um cidadão que mandou seu cachorro para Sinop no Mato Grosso e esse cachorro ao invés de ser embarcado para Sinop foi embarcado para o Ceará. Quando chegou no Ceará descobriram que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu porque ficou oito horas sem tomar água, preso dentro do avião”, afirmou Lula no vídeo.
Entenda o caso
O caso que motivou a manifestação de Lula envolveu o cachorro Joca, um golden retriever, que deveria ter sido encaminhado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi erroneamente embarcado em um voo para Fortaleza (CE). Quando seu tutor, João Fantazzini, foi notificado do erro e retornou para Guarulhos, encontrou Joca morto dentro do canil da empresa.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um processo administrativo para apurar as circunstâncias que levaram à morte do animal após pedido de informações à empresa aérea pela Anac e realização de reunião entre o diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O caso gerou comoção e levantou questões sobre a segurança e o bem-estar dos animais em voos comerciais, levando a uma reflexão sobre a necessidade de medidas rigorosas para evitar incidentes semelhantes no futuro.