Até 5 de agosto, data limite para as convenções partidárias e registros de candidatura das eleições municipais, a população em Pão de Açúcar, assim como outras cidades, terá que aguardar para saber quem realmente irá disputar a prefeitura do município, que hoje tem à frente o prefeito Jorge Dantas (MDB), que tentará a reeleição.
Nada oficial, mas um dos nomes que começa a ser comentado pela população é do ex-prefeito Flávio Almeida da Silva Júnior, o Flavinho, que foi eleito em 2016 com 7901 votos, mas renunciou ao cargo no final de 2019. Anteriormente, ele havia se afastado por 120 dias do cargo alegando problemas de saúde.
Flávio foi inocentado por uma decisão, na época, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, da acusação de supostamente ter se utilizado de entidade assistencial, da qual havia formalmente se desincompatibilizado, para realizar ações sociais antes e durante o período eleitoral, buscando a indevida associação da sua imagem à da entidade.
Após sua renúncia, ele se manteve afastado publicamente da política, mas não esconde que aguarda um encontro com o deputado federal Arthur Lira (PP), quando deverá decidir se irá ou não concorrer a eleição.
Nesta conversa que terá com o presidente da Câmara Federal, o ex-prefeito o entregará o resultado de pesquisas por ele encomendadas, as quais mostram a opinião de momento dos eleitores pão-de-açucarenses e as deficiências da atual gestão.
Porém, Flávio Almeida reconhece que se realmente aceitar entrar na disputa, a eleição de outubro é muito diferente da que concorreu e venceu em 2016. Atual líder em todas as pesquisas, Jorge Dantas tem conseguido, com apoio do governo do Estado, realizar várias obras e conta com o apoio de lideranças que no passado estiveram com Flávio.
Mas, os pão-de-açucarenses também podem ter outros nomes brigando pela prefeitura. Um deles é do Padre Henúbio (PT), uma aposta do deputado federal Paulão, que projeta uma candidatura petista, com apoio de lideranças do campo para enfrentar Dantas. Henúbio, logo ao ser ordenado padre, mesmo sendo filho de Pão de Açúcar, foi mandado para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por vários anos.
Por outro lado, a especulação sobre seu nome como candidato a prefeito perdeu força nas últimas semanas após a notícia de que o senador Renan Calheiros e o governador Paulo Dantas estariam tentando levar o PT para a base de Jorge Dantas. Nos bastidores especula-se que Padre Henúbio seja convidado para uma secretaria municipal no próximo governo.
Fonte – Correio Notícia