Nessa quarta-feira (17), o deputado Francisco Tenório falou sobre a importância da vacinação de rebanhos contra a febre aftosa no estado de Alagoas. Ele chamou a atenção para as novas datas da ação em sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Tenório relatou que Alagoas e mais dois Estados do Nordeste estavam em situação de isolamento, ficando proibidos de negociar seu rebanho e derivados. Contudo, depois de uma mobilização da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e dos produtores alagoanos junto à bancada federal, foi conseguido com o Ministério da Agricultura e Pecuária uma nova data para a vacinação.
O deputado enfatizou os dias que poderão ser realizadas a vacinação. Além disso, ele convoca aos criadores que não atrasem a nova data, para que seja priorizada a saúde do rebanho, bem como para que todo o estado fique sem animais com febre aftosa.
“A vacinação deverá ser concluída até o próximo dia 30, sem perspectiva de prorrogação. Já a declaração deve ser feita pelo criador na Adeal até o dia 15 de maio. Cumprida essa exigência do Ministério, dentro dos limites percentuais que ele preconiza, fica o Estado de Alagoas livre da aftosa, podendo assim negociar seu rebanho com todos os Estados brasileiros. Por isso peço aos criadores que ajudem Alagoas e não deixem de vacinar seu rebanho, para não ficarmos isolados do resto do país”, disse.