Nesta terça-feira, 16, o governo federal anunciou a exoneração de Wilson César de Lira Santos do cargo de Superintendente Regional do Incra em Alagoas. A decisão vem após crescentes tensionamentos entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A portaria de exoneração foi emitida nesta manhã e assinada por César Fernando Schiavon Aldrighi, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Wilson César de Lira Santos ocupava o cargo desde 2017, tendo antecedentes em cargos nas secretarias de Maceió e no município de Coruripe, conforme seu currículo público.
Sua nomeação remonta ao governo Temer, permanecendo ao longo do governo Bolsonaro e o primeiro ano da gestão Lula.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já havia solicitado o afastamento de Wilson anteriormente. Em uma nota divulgada em março de 2023, o movimento o descreveu como “vinculado ao agronegócio e ao bolosonarismo”.
A última troca de farpas entre Lira e Lula foi na última quinta-feira, 11, quando o presidente da Câmara chamou Padilha de “incompetente”, ao afirmar que o governo tentou causar instabilidade com notícias sobre manutenção de prisão de Chiquinho Brazão.
Fonte – Extra