As articulações efetivadas de forma estratégicas em algumas siglas trouxeram algumas surpresas nos últimos dias do fechamento da janela partidária, principalmente nas legendas para construir candidaturas ao cargo de vereador.
Um dos partidos que apresente grande viabilidade para eleger alguns vereadores é o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já esteve desestruturado politicamente, mas se reergueu após investidas, principalmente do ex-deputado estadual Davi Maia, que foi convidado pelo governador Paulo Dantas (MDB), para atuar na montagem do grupo.
Para Davi, a chapa montada pode ser considerada forte e com nomes que estão no páreo. “Partimos do princípio que sempre usamos na montagem de chapas, que foram vitoriosas, a exemplo do que foi feito no União Brasil [UB], e no próprio PSB, na última eleição, que é de garantir aos candidatos a viabilidade eleitoral, elegendo um vereador ou mais parlamentares, dentro de uma chapa competitiva. Os candidatos entenderam que com três mil votos se está eleito ou disputando a vaga na Câmara de Vereadores de Maceió”, disse Davi Maia, em em entrevista ao Tribuna Independente.
O PSB hoje é presidido por Paula Dantas, que é filha do governador e atual secretária de Estado do Planejamento no governo, e também viabilizou candidaturas para disputar as eleições tanto para prefeito quanto para vereador nos municípios. Davi Maia, frisou, ainda, que a presidente estadual elogiou a competitividade da chapa montada com as mulheres. “O PSB teve uma grande adesão, com nomes que vieram do PL [Partido Liberal, do prefeito JHC], de pessoas que estavam no Progressistas [PP], e conseguimos manter nomes que já estavam no PSB, formando assim uma chapa bastante competitiva, com uma nominata igualmente competitiva e que sem dúvidas a presidente estadual Paula Dantas acompanhou de perto a formação da chapa feminina, com grandes mulheres com representação neste grupo, e com chances de disputa nesta eleição de 2024 em Maceió”, destaca.
Nomes
Quanto aos nomes que ficaram no partido, o ex-deputado faz referência aos atuais vereadores Rodolfo Barros e Fábio Rogério, que estavam balançados para mudar de partido e ir para a base de JHC, mas não fizeram.
Outro destaque também é o grupo do deputado Dudu Ronalsa (MDB), está filiado à legenda. Entre os nomes que tem força na capital, estão: Gustavo Pessoa, GG Sampaio, Thayse Guedes, Juliano Oliveira, Marcelo Maia, Nildo Correia e João Lopes.
Eleições de 2026
A montagem dessa chapa na capital, de acordo com Davi, que é o primeiro suplente ao cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), é um indicativo de que o partido está se alinhando para as próximas eleições estaduais.