A Secretaria de Saúde de Maceió lançou, nesta quarta-feira (10), edital público para a seleção de preceptores que devem atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Equidade).
A iniciativa é voltada para o fortalecimento das ações de ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. A seleção é direcionada a profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde de Maceió, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 a 15 de abril, via e-mail equidadepet@gmail.com, e os participantes selecionados assumirão a função de preceptores e executarão o programa no município de Maceió, com duração de 24 meses, em uma parceria da SMS com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A seleção será feita com base na análise curricular dos candidatos e carta de intenção, conforme critérios estabelecidos no edital.
De acordo com o documento, haverá o preenchimento de 30 vagas – que devem contemplar ações nos seguintes eixos: 1) Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e Interseccionalidades no trabalho na saúde; 2) Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde e 3) Eixo Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.
Serão reservadas 50% (cinquenta por cento) do total de vagas do projeto PET-Saúde Equidade 2024/2026 para grupos minoritários considerando (preto ou pardo, indígena, LGBTQIAPN+ e Pessoa Com Deficiência).
*ascom