Em seu discurso na sessão ordinária desta terça-feira, 9, o deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil), questionou mais um empréstimo solicitado pelo Governo de Alagoas, no valor de quase R$ 1 bilhão, para aplicação no Programa Visão Alagoas II, para obras de infraestrutura no Estado.
Na ocasião, o deputado ressaltou que esse já é o segundo empréstimo – para a mesma finalidade – solicitado pelo Governo, totalizando um valor de quase R$ 2 bilhões.
Um terceiro empréstimo, para renegociaçãode dívida, também já havia sido solicitado, sendo que em dólar. O Governo Federal, inclusive, já teria se comprometido em enviar os recursos para os pedidos do Governo.
“Já é o terceiro empréstimo que o Governo solicita à Assembleia somente nessa legislatura. Um deles de mais de 1 bilhão de reais, outro no valor de 300 mil dólares, ambos em 2023, e este terceiro no valor de quase 1 bilhão de reais. Este último, inclusive, com a mesma justificativa do primeiro”, disse.
“A justificativa do primeiro era a construção do aeroporto de Maragogi, orçado em 230 milhões de reais, ou seja, bem menos do que o valor solicitado do empréstimo. As obras não foram concluídas. Será que esse valor foi todo gasto? Lembrando que esta obra é custeada pelo Governo Federal”, destacou o deputado.
Segundo o Governo, este novo empréstimo é para aplicação no Programa Visão Alagoas II, para tais finalidades:
- Obras de Infraestrutura Rodoviária – Programa Ponta a Ponta e Conecta Alagoas, especialmente nos municípios do Litoral Norte (Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Maragogi).
- Obra Aeroportuária – Aeroporto de Maragogi;
- Obras e Equipamentos das Unidades da Saúde.
Por fim, o deputado destacou que Alagoas é o 5º Estado do País, sendo o primeiro do Nordeste, com a maior dívida consolidada, com base na Lei Fiscal.