Durante toda esta semana, onde celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) se colocou como apoiador e defensor da causa das pessoas com autismo. Com o crescente número de diagnósticos e demandas voltadas às pessoas com autismo em Alagoas, o parlamentar sensibilizou-se com a luta das famílias e das pessoas com autismo, sobretudo no que concerne à construção de políticas públicas, desde o início do seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL).
“Apesar de já termos evoluído na questão de ampliar as discussões acerca do tema e a ampliação do diagnóstico, sei que ainda há um caminho a percorrer. A minha luta é para que as pessoas com autismo tenham mais qualidade de vida. É preciso dar as mãos para garantir a inclusão, o direito aos tratamentos, o direito à sala de aula e, acima de tudo, é tempo de lutarmos por respeito”, disse o deputado.
Ao longo do seu primeiro ano de mandato na ALE/AL, o deputado vem intensificando, cada vez mais, seu trabalho em favor das pessoas autistas. Além de promover ações pontuais sobre o tema, por meio de leis, requerimentos e indicações.
Ayres lembra com orgulho algumas ações desenvolvidas a favor dos autistas. “Ano passado apresentamos projetos e requerimentos na Casa Legislativa, como o histórico projeto de lei, já lei em nosso estado, que garante aos pais, mães e responsáveis por crianças autistas ou com deficiência o direito a uma redução na carga horária de sua jornada de trabalho, para que pudessem se dedicar de maneira mais digna e mais amorosa aos seus familiares”, disse.
Além dessa importante proposição, o deputado também detalhou outros projetos de sua autoria, como a criação do Programa Autista em Ação, que garante o primeiro emprego ao jovem autista alagoano, como a implementação do Método de Análise do Comportamento Aplicada – ABA em todas as unidades de ensino de Alagoas, públicas e privadas, lei já em vigor no estado. “Apresentei também um outro projeto de lei que torna essa semana, a do Dia Mundial da Consciência Autista, uma semana de conscientização em Alagoas, para que a gente possa discutir de maneira mais sólida, mais efetiva o tema”, detalhou ele.
Quem cuida também precisa de cuidado. Pensando nisso, o deputado fez uma indicação ao Governo do Estado para a prestação de apoio psicológico para os pais, mães e/ou responsáveis, com ênfase na saúde mental desses familiares.
“Também me empenhei em destinar mais de R$ 2,2 milhões em emendas impositivas para cuidar dessa causa em diversos municípios do estado, como também para instituições que cuidam de autistas. Vamos juntos incentivar cada vez mais o olhar do poder público para lutar por esta causa, seja criando projetos que esclareçam mais a população, destinando emendas para garantir o desenvolvimento de tratamentos eficazes e também disseminando palavras que levem ao respeito constante para os Autistas”, concluiu o parlamentar.
Sobre o TEA
O TEA é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam, é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Mesmo sendo um transtorno crônico, o autismo conta com formas de tratamento que devem ser introduzidas tão logo seja feito o diagnóstico e aplicadas por uma equipe multidisciplinar.
O autismo em crianças costuma se manifestar bem cedo, por volta do sexto mês até 1 ano de idade, e pode se confundir com características de personalidade. Mesmo quando bebês, crianças no espectro apresentam características como foco excessivo em determinados objetos e raro contato visual.