Nesta terça-feira (12), Alagoas se destaca entre os estados brasileiros que alcançaram uma redução significativa no número de homicídios em 2023, segundo dados do projeto Monitor da Violência, do portal G1. Com uma diminuição de 1137 para 1131 registros em relação ao ano anterior, o estado reforça uma tendência de queda que vem se consolidando nos últimos 11 anos, com uma redução de quase 50% desde 2012, quando foram registrados 2187 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Os números apresentados pelo Monitor da Violência corroboram os dados registrados ao longo de 2023 pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Alagoas teve no ano passado o segundo melhor desempenho de toda a série histórica, destacando-se pela transparência de suas estatísticas, recentemente reconhecidas nacionalmente.
Em janeiro, os números do NEAC reafirmaram a tendência de redução, com uma queda de 6% na segunda metade de 2023. Em Arapiraca, por exemplo, foram registrados 94 MVIs, representando uma redução de 36,48% desde o início da série histórica.
Além da redução nos homicídios, outros indicadores também apontam para uma melhoria na segurança pública em Alagoas. O NEAC registrou uma redução de 39% nos casos de feminicídio, uma queda de 99% nos assaltos a ônibus em Maceió e a prisão de 964 foragidos da justiça.
Não apenas as mortes violentas foram reduzidas, mas também outros tipos de crimes. Alagoas viu uma diminuição nos casos de roubo a pedestres, carros de passeio, motos e residências, com destaque para a redução de 41,6% nos roubos a coletivos em Maceió em 2023, em comparação com o ano anterior, e uma impressionante redução de 99% em relação a 2014.