Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Imbuzeiro, explicou, em entrevista para o Jornal da Mix, Rádio Mix 98.3 FM, a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento das empresas.
“O planejamento é algo dinâmico, contínuo. A organização independente de ser uma empresa nova ou não, precisa traduzir isso em um plano a longo prazo, e o planejamento vai organizar isso, desenvolvendo suas atividades e alinhando seus objetivos”, informa. Trata-se de uma análise da condição atual e um passo a passo para alcançar o objetivo final.
Segundo Imbuzeiro, a falta de planejamento está entre as três causas principais da mortalidade de empresas. “Muitas vezes o empresário tem o objetivo na mente, mas ele precisa organizar isso”, explica.
Analisar cenários, mercado externo, mudanças, oportunidades, ameaças, e também ter uma visão da condição atual da empresa é fundamental para traçar objetivos futuros
Ele reforça que cada ação da empresa precisa contar com esse planejamento, que foca em crescimento, inovação, indicadores financeiros, número de vendas, entre outros.
O planejamento estratégico é composto por microfases, sendo elas: formulação, execução e controle. “Muitas vezes o empresário para na fase de formulação”, revela.
Imbuzeiro aconselha que este planejamento seja revisado, pelo menos, a cada trimestre, recalculando a rota, caso necessário, para chegar ao objetivo.
Fonte – GazetaWeb