Dos oito vereadores do MDB na Câmara de Maceió, apenas um ou dois devem continuar na legenda. Os demais aproveitarão a janela partidária, aberta na quinta-feira (7), para se filiar ao PL ou ao PP e Podemos. A maioria assume abertamente que vai marchar com o prefeito JHC (PL).
Entre os que saem do MDB, dois são apontados como pré-candidatos a vice-prefeito: o presidente da Câmara, vereador Galba Neto, que evita falar do assunto, e o líder do prefeito na Casa, vereador Chico Filho.
“Eu e outros companheiros vamos acompanhar o prefeito JHC. Vou, com alguns vereadores, para o PL e, se for chamado para compor como vice, aceito. Por que não?”, disse Chico Filho, ao confirmar a debandada de vereadores da sua legenda na capital.
O vereador reconheceu, porém, que o MDB ficou forte nas eleições municipais de 2020 – hoje, tem 70 prefeitos e cadeiras nas 102 Câmaras – e nas eleições gerais de 2022, quando elegeu o Governador Paulo Dantas, um senador [hoje ministro dos Transportes, Renan Filho], dois deputados federais e 14 estaduais.
“Na capital, o MDB perdeu o timing da política. Na eleição passada, o partido cuidou mais do interior e eu aceitei o desafio de ajudar JHC como líder na Câmara”, disse Chico Filho.
Logo em seguida, o vereador comunicou a decisão de apoiar JHC ao presidente da sigla, senador Renan Calheiros, e às principais lideranças.
“Percebi que a maioria ficou surpreso. Hoje acho que fiz a melhor escolha”. Entre 24 vereadores da Câmara, o prefeito tem apoio da maioria.
Com relação aos outros aliados da base, Chico disse que uma parte vai acompanhar JHC no PL, ou no Podemos e/ou no PP. Sobre o futuro político de JHC revelou: “Conversei com o prefeito na semana passada e ele me disse que continua no PL”.
Com relação à formação da chapa majoritária, considerou que o presidente da Câmara, Galba Neto, é um nome muito forte.
A assessoria de Galba confirma a saída dele do MDB e, com relação à vaga de vice, diz que depende de muitas conversas do grupo.
O presidente do PP e Presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, também apresentará um candidato a vice. Os nomes mais cotados são o da ex-deputada Jó Pereira (PP) e do ex-deputado Davi Davino (PP).
Os partidos de centro-esquerda, segundo os bastidores e análise do vereador Chico Filho, devem apresentar alguns candidatos. Os mais cotados são: o deputado federal Rafael Brito (MDB), o ex-deputado Lobão (Solidariedade) e Ricardo Barbosa (PT).
“O grupo político conservador vai concentrar força no projeto de reeleição de JHC. Acredito que o prefeito ganha no primeiro turno”, avalia Chico Filho, que avisou aos adversários: Tenham cuidado, porque podem sair menores do que estão entrando na disputa. Isso já aconteceu num passado recente”.
Fonte – GazetaWeb