O PRD está articulado para a disputa eleitoral deste ano. A legenda é resultado da fusão dos partidos PTB e Patriota. Mesmo nascendo agora quer garantir espaço nas articulações municipais. Em nível nacional é a terceira legenda que mais realizou filiações.
No espectro ideológico atual o PRD se apresenta como de centro-direita. No pleito deste ano além das candidaturas proporcionais, também, articula com candidatos a prefeito e vice no interior do Estado.
No momento o PRD já conta com 26 novos diretórios. Essa estrutura lhe deixa em condições de disputar cabeça de chapa e vagas proporcionais na capital e no interior.
Em Maceió, a particularidade é que a legenda deve marchar com o prefeito JHC na continuidade do projeto de transformação da capital. A escolha se deve a avaliação feita pela direção do partido sobre a excelência de sua administração.
Segundo o presidente do Diretório Estadual, Anderson Xavier, o próximo passo, em março, será a definição de espaço com o prefeito JHC. O objetivo é colocar o partido para compor com o seu grupo político.
“JHC tem feito uma administração, no mínimo boa, como indicam as pesquisas. Acredito que ele tem se empenhado para fazer uma base ampla na cidade o que lhe garante sair na frente com mais tranquilidade. O carisma dele, mesmo com a crise da Braskem, não se pode negar, o colocou como uma efetiva liderança. Após a virada do ano, em janeiro, estaremos em contato e já apresentando a lista de candidatos”, disse Xavier.
Ele adiantou que o partido montará uma chapa com vereadores de mandado e nomes iniciantes na política. Isso será efetivado durante a janela partidária que se abre, agora, até 5 de abril. “Estamos abertos para novas articulações”, completou Anderson.
No momento, a legenda que está nas articulações finais. E, ainda este mês fará um grande ato de filiação com a presença do presidente Nacional, Ovasco Resende o do vice-presidente Marcus Vinícius.