Uma pesquisa recente do Instituto Quaest revela divisões entre os brasileiros em relação à condução do senador e ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato e à culpabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas condenações. Completando uma década, a Lava Jato teve 80 fases sob Moro, e 44% desaprovam, enquanto 40% aprovam sua postura. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e 95% de confiança.
A visão dos brasileiros sobre a Lava Jato é positiva, com 49% acreditando que ajudou a combater a corrupção. No entanto, 37% pensam o contrário. Em relação à operação da PF, 50% consideram que fez “mais bem do que mal”, enquanto 28% têm a opinião oposta. A pesquisa revela também que 43% dos entrevistados acham que Lula sempre foi inocente, 43% o consideram culpado, e 14% não souberam responder.
Ao analisar a imparcialidade da Lava Jato em relação aos partidos políticos, 28% acreditam que focou principalmente no Partido dos Trabalhadores, enquanto 23% pensam que atingiu todas as legendas igualmente. Sobre o fim da operação, 42% acreditam que ocorreu por pressão política, 25% citam erros dos investigadores, e 8% afirmam que, na época, não havia mais corrupção a ser apurada. A extinção oficial da Lava Jato, liderada por Augusto Aras, ocorreu em 1º de fevereiro de 2021.