Após a circulação de notícias a respeito de conteúdos promocionais veiculados no Instagram oficial da Prefeitura de Pilar, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) emitiu uma recomendação com medidas para abordar a situação. De acordo com as informações, o MPAL solicitou a retirada, em um prazo máximo de cinco dias, de postagens que exaltem figuras públicas.
O promotor de Justiça, Silvio de Azevedo, esclareceu que a comunicação pública deve se pautar por um caráter educativo, informativo e de orientação social exclusivamente. Por conseguinte, o MP orientou a Prefeitura de Pilar a evitar que as propagandas institucionais contenham nomes, símbolos ou imagens de autoridades ou servidores que possam ser interpretados como promoção pessoal.
Além disso, a recomendação inclui a proibição da promoção da imagem do prefeito e dos secretários no Instagram oficial do Município, bem como a ausência de postagens que mencionem diretamente o nome dos gestores ou a vinculação aos seus perfis pessoais.
Por último, o Ministério Público solicitou que a Prefeitura de Pilar impeça o uso de vestuário que identifique candidatos ou partidos políticos por parte de funcionários e servidores públicos durante o exercício de suas funções, sendo essa proibição devidamente divulgada.
O prefeito de Pilar e os secretários municipais têm até cinco dias para responder ao MPAL se acatam ou não a recomendação.