Renan Filho (MDB), eleito como senador nas últimas eleições de 2022 cumpre de ministro no cargo no forte Ministério de Transporte. A intenção de Renan, é se destacar, assim como Tarcisio Freitas (Republicanos), que antes era desconhecido e após o ministério se tornou governador de São Paulo.
De acordo com a revista Veja, entre os caminhos traçados para Renan, estão: chegar à presidência do senado, ser escolhido como candidato a vice na chapa de Lula, a reeleição como senador e a médio prazo, ele próprio conseguir se viabilizar para disputar a presidência da república.
Entretanto, para chegar à presidência, na primeira eleição sem Lula, Renan enfrentaria nomes como Fernando Hadad, mas estrategicamente se apresentaria como sendo do centro democrático do palácio.
Por outro lado, se os planos derem errado, o ministro pode ainda se candidatar ao governo de Alagoas em 2026, principalmente para evitar a derrota de seu pai, o senador Renan Calheiros na disputa pelo quinto mandato seguido.
Na disputa para governo, Renan pode enfrentar o atual prefeito de Maceió João Henrique Caldas ou até mesmo o deputado federal Arthur Lira.
No entanto, a dobradinha Pai e Filho em 2026, tem o objetivo de desestimular os concorrentes, ainda que o sacrifício signifique na prática adiar o sonho de se tornar presidente.