Durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), aberta nesta quinta-feira (15), o governador Paulo Dantas protocolou e apresentou diante do parlamento, o Plano de Governo para o ano de 2024. No pronunciamento, o governador ressaltou a colaboração entre os Poderes constituídos e abordou as iniciativas executadas pelo Governo do Estado ao longo de 2023 nas áreas de Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Segurança e Social.
Paulo afirmou que Alagoas, em 2023, de acordo com as projeções oficiais, teve crescimento de 7% do PIB, um dos maiores aumentos do Brasil e o maior do Nordeste. Ainda no ano passado, segundo o governador, Alagoas foi o segundo Estado do Nordeste que mais gerou empregos e o quinto no País.
“Foram criados mais de 23 mil empregos com carteira assinada. Ainda há muito para fazer. Mas aprendi, à frente do Governo de Alagoas, que é preciso valorizar as pequenas e as grandes conquistas. São elas que me motivam a trabalhar arduamente para concretizar todos os nossos objetivos. E o maior deles é garantir a comida na mesa dos alagoanos. E para isso agimos em diversas frentes”, afirmou.
Dantas disse que com o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), foram beneficiadas quase 30 empresas de diversos ramos como fabricação de móveis, indústria química, fabricação de estruturas metálicas, por exemplo.
“Ao mesmo tempo, estamos formando nossos alagoanos para o mercado de trabalho, com iniciativas como a Escola do Turismo, e levando um crédito rápido e fácil por meio do programa Crédito do Trabalhador”, ressaltou. Em Ciência e Tecnologia, segundo o governador, somente em 2023 foram investidos o equivalente a tudo que foi investido nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. “Em minha gestão, até 2026, vamos atingir a marca histórica de R$ 200 milhões aplicados na área”, celebrou.
Saúde
Na área de saúde, Paulo Dantas destacou que nesses dois anos, o Governo entregou o Hospital do Coração e o novo Hemoal, além de zerar a fila do cateterismo, ofertando ainda mais de 2 milhões de exames e cirurgias. “Entregamos um ambulatório de oftalmologia, no Hospital Metropolitano, e de tratamento da endometriose, no Hospital da Mulher. Ainda este ano vamos inaugurar o Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Hospital do Idoso, em Maceió; e UPAs em Marechal Deodoro e Coruripe”.
Educação
Sobre a educação, além do sucesso do Cartão Escola 10, o governador informou que foram entregues 60 escolas reformadas e que novas unidades serão inauguradas nesse ano. “A nossa previsão para este ano é reformar mais 44 unidades. Além disso, já entregamos uma escola indígena e vamos entregar mais 5 escolas para os povos originários. Aumentamos para R$ 150 o valor do Cartão Escola 10 para estudantes do ensino em tempo integral. Esse programa foi responsável por ampliar em 30% o número de matrículas na rede estadual, ou seja, mesmo no período pós-pandemia, mais de 40 mil alunos que estavam fora da sala de aula voltaram a estudar”, disse.
Segurança Pública
Na segurança pública, Paulo citou que o Carnaval em Alagoas teve os melhores números da história. “Reduzimos a violência em 2022 e em 2023. Seguimos acumulando recordes de melhores meses da série histórica e mantendo os índices de criminalidade em patamares mais baixos das últimas duas décadas. Nomeamos quase 2.000 homens e mulheres para essas áreas, fizemos concurso para delegado da Polícia Civil, inauguramos 15 Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), um CISP tipo 3 no Trapiche e uma nova Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins”, relatou.
Além disso, o governador celebrou as parcerias para conclusão do 5º trecho do Canal do Sertão, do Hospital Metropolitano do Agreste e do Arco Metropolitano, com a duplicação das BRs 316 e 424, no polo industrial de Marechal Deodoro. “Em Maceió foram mais de 50 grotas revitalizadas pelo Vida Nova nas Grotas e mais 13 serão inauguradas este ano. Entregamos a Creche CRIA da Grota do Cigano e os novos alunos já estão matriculados”. Paulo Dantas encerrou seu discurso reforçando o lema de sua gestão: Trabalho e Coração. “Trabalho para desenvolver Alagoas e Coração para cuidar das pessoas! Até porque sabemos que todo trabalho feito com o coração dá certo. Que Deus abençoe a todos e vamos ao trabalho, que o trabalho não pode parar”, finalizou.
Após a participação do governador, o presidente Marcelo Victor se pronunciou sobre a retomada das atividades. “O Parlamento alagoano inicia mais um ano sendo parceiro não só do Poder Executivo e do Poder Judiciário, mas também dos demais órgãos, votando, aprovando e propondo políticas públicas”, disse o presidente. Marcelo Victor reafirmou que os trabalhos serão regidos pela harmonia. “Essas maravilhas que a equipe do Executivo consegue promover acontecem porque vivemos em um Estado pacífico”, prosseguiu. “Temos uma dívida social, e a tendência é que a gente pague um pouco dela, não só entregando obras físicas, que desenvolvem o Estado como um todo, mas fazendo também da forma como o governador disse: com transferência de renda para as pessoas que mais precisam”, disse o presidente da Casa de Tavares Bastos.
Marcelo Victor, encerrou seu pronunciamento reforçando o compromisso do Poder Legislativo com os demais Poderes. “Em 2024 teremos paz para trabalhar e diálogo permanente, a fim de evitar qualquer tipo de conflito. Que Alagoas possa continuar crescendo!”, concluiu.
A sessão contou com a presença dos deputados André Silva (Republicanos), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Alexandre Ayres (MDB), Doutor Wanderley (MDB), Francisco Tenório (PP), Gilvan Barros Filho (MDB), Silvio Camelo (PV) e Mesque Padilha (União). Também prestigiaram a solenidade o procurador-Geral de Justiça, Márcio Roberto, o procurador-Geral de Justiça nomeado, Leandro Araújo, o deputado federal Luciano Amaral (MDB/AL), o defensor público Carlos Eduardo Monteiro, a procuradora-Geral do Estado, Samya Suruagy, o prefeito de Batalha, Wagner Dantas, e os secretários Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Vitor Pereira (Governo), Roseane Vasconcelos (Educação), Silvio Bullhões (Ciência e Tecnologia), Poliana Santana (Arsal), Aline Rodrigues (Cidadania e da Pessoa com Deficiência), Alice Beltrão (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Renata dos Santos (Fazenda), Flávio Saraiva (Segurança Pública), Barbara Braga (Turismo) e Adriana Araújo (Controladora-Geral).