A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta sobre a probabilidade de fortes chuvas em Alagoas durante esta quarta-feira (14) e quinta-feira (15). As áreas mais afetadas são previstas para ser o Litoral alagoano, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Semarh, informou que está monitorando as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As condições atmosféricas em baixos, médios e altos níveis favorecem a formação de áreas de instabilidade ao longo da costa norte e leste da Região Nordeste do Brasil.
Para as próximas 24 horas, há previsão de acumulados significativos de chuva em partes das regiões ambientais de Alagoas, como Sertão, metade norte do Agreste, Zona da Mata e no Litoral. A atenção especial da Semarh está voltada para a Região Metropolitana de Maceió, onde são esperados os maiores acumulados.
O alerta ressalta o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, na Região Metropolitana de Maceió. Nas demais regiões do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, mas sem risco associado. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) continua monitorando as condições sinóticas, e novas atualizações podem ser enviadas a qualquer momento.