As forças de segurança de Alagoas estão preparadas para garantir mais um carnaval tranquilo para os foliões. Durante os quatro dias de festa, aproximadamente sete mil homens e mulheres vão atuar em todo o território alagoano e os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
A Operação Carnaval começa oficialmente no sábado (10) e se estende até a terça-feira (13), mas a atenção das equipes policiais e de salva-vidas já está em alerta. Durante os trabalhos, serão intensificadas as abordagens, o policiamento ostensivo em locais com maior aglomeração e rondas em toda a faixa litorânea e lagunar. As ações serão acompanhadas pelas equipes do Comando de Aviação do Estado (Comave).
De acordo com o planejamento, a Polícia Militar empregará cerca de quatro mil profissionais, entre os escalados para o policiamento ordinário e as escalas extras. Nas regiões Norte, Zona da Mata e Sul, os Grandes Comandos vão ter à disposição 1.673 militares, que atuarão em cidades como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Joaquim Gomes, Messias, Penedo e Coruripe.
No Sertão e Agreste de Alagoas, a PM contará com 1.478 policiais para o serviço de segurança nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Piranhas. O Comando de Policiamento da Região Metropolitana distribuirá 820 policiais em Maceió e nas cidades do entorno, como Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.
Os eventos serão acompanhados pelas equipes da PM conforme a previsão estabelecida pelos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) assinados junto ao Ministério Público do Estado, prefeituras e organizadores. Inspeções podem ocorrer para verificar e corrigir possíveis irregularidades e vulnerabilidades.
Treze delegacias de plantão
A Polícia Civil vai contar com mais de 2.050 delegados, escrivães e agentes durante os quatro dias de festa. Parte do efetivo vai atuar nas 13 delegacias plantonistas espalhadas pelo estado. Além da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a Região Metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estarão funcionando 24 horas. No mesmo sistema de funcionamento, também terão delegacias de plantão extras nas cidades de Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes festejos carnavalescos.
Na capital, também funcionará o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Chã de Bebedouro. Estarão ainda de prontidão, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (Tigre).
A novidade deste ano é a criação de Centrais de Registros de Boletins de Ocorrência (BOs) que funcionarão 24 horas na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió), e nas delegacias de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas.
Bombeiros e Polícia Científica
A Segurança Pública também contará com o serviço de plantão de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica. Em todo o estado, 210 bombeiros vão atuar por dia, além dos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que vão reforçar o efetivo em estágio de treinamento prático. Serão utilizadas 51 viaturas e uma aeronave, dentro de uma estratégia abrangente para prevenir quaisquer incidentes e responder eficientemente a emergências durante o período festivo.
O Corpo de Bombeiros Militar vai distribuir as equipes em 19 postos fixos, equipados para o combate a incêndio, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e salvamento terrestre, 11 postos avançados, devido ao aumento significativo no fluxo de pessoas, e 21 postos de salva-vidas.
A Polícia Científica trabalha com toda a sua capacidade, atuando em regime de plantão 24 horas, com os institutos de Criminalística, de Maceió e do Agreste, e os institutos de Medicina Legal da capital e de Arapiraca.
Dicas de segurança
As forças de segurança alertam os foliões sobre as precauções que precisam ser observadas durante o período de festa, principalmente em relação a crianças e adolescentes.
A atenção precisa ser redobrada, especialmente em regiões balneárias e litorâneas, para evitar possíveis afogamentos e desaparecimentos. Os bombeiros vão distribuir pulseiras de identificação para que sejam colocadas nos pequenos com informações dos familiares.
Os foliões também devem redobrar os cuidados com dinheiro. O ideal é que só levem para os festejos apenas a quantia necessária, principalmente se for para locais abertos e de grande aglomeração de pessoas.
Quanto ao principal documento usado para identificação, o RG, a dica é a utilização do aplicativo RG Digital AL, que é a versão on-line da Carteira de Identidade para smartphones. O aplicativo é gratuito, seguro, 100% biométrico e pode ser baixado por portadores do documento emitido a partir de agosto de 2019.
Entre as dicas também estão os cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas. Quem for beber deve passar a chave e não colocar vidas em risco no trânsito. Peritas criminais da Polícia Científica, que participaram de um curso sobre identificação de fraudes, também alertam para os riscos de ingerir bebidas falsificadas, uma vez que o número de apreensões de garrafas aparentemente iguais às originais tem aumentado significativamente em todo o país. É preciso estar atento à procedência desses produtos.
Canais digitais
A SSP segue contando com o apoio da população no combate a diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos pelo Disque-Denúncia. As ligações anônimas e gratuitas podem ser feitas pelo número 181 e as informações também podem ser repassadas pelo site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. O canal ainda pode ser usado para comunicar a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça.
Outro serviço digital disponível é o Alerta Celular, sistema que cria um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel e pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem, os policiais possam verificar o status do item apreendido.
O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho e alterar o status dele, caso seja necessário.
*Assessoria