O partido de Renan Calheiros não admite publicamente, mas sabe que dificilmente o MDB derrotará JHC nas urnas no pleito de outubro próximo.
A estratégia é promover o desgaste político do prefeito para reduzir o tamanho de sua vitória nas urnas a ponto de JHC não se credenciar para a disputa ao governo do Estado em 2026.
Membros do partido já admitem que o único nome capaz de derrotar JHC em 2026 é Renan Filho, desde que se repita a aliança política com a Assembleia Legislativa que garantiu a vitória do governador Paulo Dantas e do próprio Renan Filho ao Senado.
Outra hipótese seria um possível acordo que acomode os interesses de Renan Calheiros e de Arthur Lira. Os dois caciques da política alagoana lutam pelo controle do Estado, que estará em jogo nas eleições majoritárias de 2026.
Como teremos duas vagas no Senado, há a possibilidade de uma aliança branca que garanta a reeleição do senador e a outra vaga para Arthur Lira. Esse arranjo político, no entanto, teria que passar pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, outro ferrenho adversário de Arthur Lira e novo mandachuva de Alagoas.
Mas como no mundo da política nada é definitivo, os adversários de hoje poderão estar amanhã no mesmo palanque. O que importa é o poder pelo poder, mesmo que dividido.
Fonte – Extra