Com as eleições se aproximando, muitos eleitores buscam garantir que estejam prontos para exercer o direito ao voto. Uma maneira conveniente de assegurar a posse do título de eleitor é imprimir a 2ª via em casa, evitando transtornos de última hora. Confira o passo a passo para realizar esse procedimento de forma simples e rápida.
1. Acesse o Site do TSE:
Dirija-se ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e localize o menu lateral à direita da página. Dentro desse menu, escolha a opção “Título Eleitoral”.
2. Selecione a Opção “Imprima seu Título Eleitoral”:
Dentro da seção “Título Eleitoral”, clique na opção “Imprima seu título eleitoral”. Será necessário informar os dados solicitados para prosseguir.
3. Visualize e Salve o Documento:
Após inserir os dados, o título eleitoral estará disponível para visualização. Você pode optar por abrir o documento em uma nova página, clicando em “Abrir documento em página cheia”. Se preferir, há a opção de baixar o arquivo em formato PDF para o seu computador.
Alternativa: e-Título – App da Justiça Eleitoral:
Outra opção prática é utilizar o e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para dispositivos móveis nas plataformas iOS ou Android. No app, clique em “Mais Opções” na barra inferior, à direita, e em seguida acesse “Imprimir Título Eleitoral”.
Vale ressaltar que tanto a versão disponibilizada no site do TSE quanto a impressa pelo app do e-Título contam com QR Code de validação do documento. Entretanto, apenas eleitores com inscrição eleitoral regular ou suspensa, que obtenham sucesso no processo de identificação, poderão baixar e acessar o e-Título.
Lembre-se de que o prazo para emissão da segunda via do título é de até dez dias antes da eleição, um aspecto relevante a considerar na preparação para o pleito, que difere do prazo do fechamento do cadastro eleitoral em 8 de maio.