O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar suspendendo o julgamento que aconteceria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quarta-feira (31), na ação movida pelo Partido Republicanos (PR) contra o ex-candidato a deputado federal João Catunda (PP).
A ação beneficiaria diretamente o ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque, que tentou se eleger para a Câmara na última eleição. O Republicanos pretende anular a votação obtida nas eleições de 2022 pelo então candidato a deputado federal João Catunda.
Catunda é o segundo suplente da coligação do Partido Popular (PP), com mais de 24 mil votos. A ação, presidida por Antônio Albuquerque, tem implicações diretas para Nivaldo Albuquerque, filho do deputado estadual e maior beneficiário da decisão, pois se os votos de Catunda forem anulados ele seria favorecido com a recontagem.
O deputado Paulão (PT) seria afetado negativamente, já que, com a reavaliação dos votos, poderia perder o mandato. Nos bastidores, a liminar é vista como uma vitória política de Renan Calheiros contra Antônio Albuquerque.
O Republicanos ainda pode recorrer da liminar.
Fonte – Cada Minuto