A vereadora Teca Nelma foi convidada pelo Conselho Estadual de Educação para participar da Conferência Nacional da Educação, em Brasília. O CONAE 2024 vai discutir a construção do Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. Teca é a única parlamentar de Alagoas convidada para participar do debate.
“Ter sido escolhida para defender os interesses da educação do nosso estado me alegra muito. Maceió tem um déficit de 43 mil vagas em creches para as nossas crianças e estamos ocupando os penúltimos lugares no IDEB. É preciso discutir essas realidades para que a educação seja um espaço que dissipe as desigualdades e não as reforce”, disse Teca.
Em sua luta pela educação, a vereadora Teca foi responsável pela emenda que garantiu o rateio do Fundef para todos os profissionais da educação em Maceió. Ela também é autora da lei que cria a política de educação ambiental com ênfase em direito animal (lei 7.330/23) e a política municipal para a educação antirracista (lei 7.331/23). Teca também é a proponente da política municipal de prevenção e enfrentamento a atentados violentos nas escolas.
“A educação é a chave para combater muitos problemas sociais. Precisamos sair do CONAE com o direcionamento para uma política que garanta a educação como um direito para todos”, defendeu a vereadora. O Plano Nacional de Educação deve ser encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano.