As negociações para as eleições deste ano seguem firmes. De acordo com informações passadas para o Tribuna Hoje, as diferenças de ideologias entre alguns vereadores que estão na legenda do Partido Verde (PV), chegam ao fim.
Em entrevista ao Tribuna, o deputado estadual, Silvio Camelo que é o atual presidente do PV, afirmou que o partido não vai ceder legenda para a candidatura de nenhum vereador eleito atualmente. Os vereadores representantes são: Gaby Ronalsa, que já afirmou não pretender concorrer, Cau Moreira e Eduardo Canuto. De acordo com Camelo, os parlamentares, já foram informados da decisão.
O deputado afirma que o motivo da decisão é que os vereadores devem estar alinhados com a política que o partido segue. “Primeiro que são bolsonaristas. Uma pessoa que no 7 de setembro manda a população vestir preto, não faz sentido”, disse ele. Estar ao lado de JHC também é um problema. “É incoerente, como é que vai apoiar o governador Paulo Dantas [MDB] e estar junto com seu adversário?” afirmou.
Ainda de acordo com o deputado, a chapa atual está fechada. “Dia 1° de fevereiro anunciaremos os nomes, quem não estiver na lista sinta-se à vontade para procurar outra legenda. Nada contra, o partido não tem interesse em expor ninguém, mas como eu defendo o CSA batendo tambor para o CRB? Sairemos no Pinto da Madrugada [bloco carnavalesco] com os nossos candidatos.” disse.
Em contato com os vereadores citados, o vereador Eduardo Canuto disse que ainda não foi informado de nada. “A princípio, não foi nada discutido com o presidente do meu partido, eu fui notificado apenas por um posicionamento político. Dentro da atuação parlamentar, me enquadro ao PV”. Além disso, o vereador afirmou ter uma boa relação com Silvio Camelo. “Tenho excelente relação com o PV, mas não com a Federação. Tenho uma boa relação pessoal com Silvio, fomos vereadores juntos, uma relação de amizade e cumplicidade”, afirmou Canuto. O vereador disse ainda que segue ao lado do atual prefeito, JHC.
Por outro lado, Silvio afirma que a prioridade atual são as alianças e que entende as declarações de Canuto. “Eu entendo que ele não saiu antes porque seria prejudicado. Mas nós apoiamos o presidente Lula e o governador Paulo Dantas, então quem não concorda com esse apoio não cabe na nossa chapa”, disse.
A chapa da federação é formada por PV, PT E PCdoB e deve ter 35 pré-candidatos.
O presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, em entrevista, afirma que a reunião foi para que os partidos apresentassem seus candidatos. “São muitos nomes, de vários segmentos da sociedade, e tem até time reserva. Vamos fazer ajustes para apresentar. A tarefa agora é ajustar às exigências da lei eleitoral, tanto das cotas de gênero quanto sobre a situação eleitoral desses candidatos”, ressaltou.
O PT foi o partido que até o momento apresentou mais nomes para a chapa, com 14 pré-candidatos. PCdoB apresentou mais 3 candidatos e enquanto o PV terá 13.
Sobre a candidatura majoritária, a federação ainda não vem explorando novos nomes após a desistência de Ronaldo Medeiros.