A trajetória política de Ronaldo Augusto Lessa Santos iniciou-se em 1982, quando foi eleito pelo PMDB deputado estadual com 10.484 votos, ficando em 20° lugar dentre as vinte e quatro vagas em disputa.
Nas eleições de 1986, Ronaldo Lessa(PSB) foi candidato ao Governo do Estado, ficando em terceiro lugar com uma votação de 30.073 votos (3,97%) e o seu vice foi Paulo Onofre (PDT). Lessa foi o candidato da Frente Popular que representava os dissidentes do PMDB, onde a maioria se filiou ao PSB, PDT, PCB e ao PT. Apesar de uma votação inexpressiva que obteve, criou a partir daquela eleição, uma nova alternativa de poder. A coerência de Ronaldo Lessa de não aliar-se a Fernando Collor (collorir) fez nas eleições seguintes seu crescimento político.
Ronaldo Lessa(PSB), depois de ter sido deputado estadual atuante e candidato derrotado ao Governo do Estado em 1986, foi eleito vereador por Maceió nas eleições de 1988 com 1.404 votos, ficando em 15° lugar dentre as vinte e uma vagas em disputa.
Nas eleições de 1990, Ronaldo Lessa(PSB) perde a eleição para deputado estadual com uma votação inexpressiva de 1.933 votos, ficando na terceira suplência da sua coligação.
Ronaldo Lessa (PSB), nas eleições de 1992 foi eleito no segundo turno prefeito de Maceió com uma votação de 97.770 votos e sua vice foi Heloísa Helena (PT). Com o sentimento de oposição que nutria o eleitorado de Maceió, como o candidato que incorporou o anti-Collor e a união de toda oposição, foram fatores determinantes para a sua consagradora vitória.
Nas eleições de 1998, Ronaldo Lessa(PSB) foi eleito no primeiro turno para o Governo do Estado com 387.021 votos (58,09%) e seu vice foi Geraldo Sampaio(PDT). A chapa foi construída ao longo de dois anos e Lessa conseguiu reunir toda oposição e além disso tinha uma imagem muito positiva da sua gestão à frente da Prefeitura de Maceió. A difícil situação financeira do Estado e a fragilidade do candidato da situação, Manoel Gomes de Barros, facilitaram a sua vitória.
Ronaldo Lessa(PSB), nas eleições de 2002, foi reeleito no primeiro turno governador do Estado com 553.035 votos (52,93%) e seu vice foi Luís Abílio (PSB). Tendo uma avaliação positiva da sua gestão, a aliança com os Senadores Renan(PMDB) e Teotônio(PSDB), com a estrutura da máquina do Município de Maceió e do Estado a seu favor e o voto anti-Collor, foram fatores determinantes para a sua vitória.
Nas eleições de 2006, Ronaldo Lessa(PDT) seria eleito senador de Alagoas e também seria o único político do Estado que ocuparia todos os cargos eletivos ao longo da história, porém, passou todo o processo eleitoral com a possibilidade de ficar inelegível e essa situação foi mortal durante a sua campanha e além disso não esperava o fator Collor que em 28 dias lançou a sua candidatura ao senado e foi vitorioso. Lessa amargou uma grande derrota, ficando em segundo lugar com 501.239 votos (40,08%).
Ronaldo Lessa(PDT), nas eleições de 2010, foi candidato pela quarta vez para o Governo do Estado, porém, não logrou êxito, ficando em 2° lugar no segundo turno com 638.762 votos (47,26%). A falta de recursos durante a campanha e o não envolvimento da Presidenta eleita Dilma Rousseff(PT) e do Presidente Lula(PT) em apoio a candidatura de Lessa foram determinantes para a sua derrota.
Nas eleições de 2012, O registro da candidatura do ex-Governador Ronaldo Lessa (PDT) foi negado por unanimidade pelo pleno do TSE, no dia 4 de outubro, faltando exatamente três dias para a eleição. Com a saída de Lessa do pleito, a preferência dele era que o vice Mosart Amaral (PMDB) assumisse o seu lugar, porém o PMDB em nota publicada no dia 5 de outubro, deixava claro que não haveria possibilidade de assumir a candidatura para Prefeito a menos de dois dias das eleições. Essa decisão do PMDB causou ressentimentos no ex-Candidato Ronaldo Lessa (PDT). O ex-Deputado Federal Jurandir Bóia (PDT) passou a ser o candidato a Prefeito e o Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT) o vice.
Ronaldo Lessa (PDT), depois de três derrotas consecutivas, foi eleito nas eleições de 2014, deputado federal com 88.125 votos, ficando em quinto lugar dentre as nove vagas em disputa.
Nas eleições de 2018, Ronaldo Lessa (PDT), foi candidato à reeleição para deputado federal, obtendo 55.474 votos, porém, não logrou êxito no pleito, ficando na primeira suplência da sua coligação.
Ronaldo Lessa, nas eleições de 2020, submeteu-se à condição de vice-prefeito de JHC para garantir a sua sobrevida política.
Nas eleições de 2022, o cenário político era completamente desfavorável para Ronaldo Lessa, porém, indicado pelo Clã dos Calheiros para ser vice-governador na chapa vitoriosa de Paulo Dantas, certamente tornou-se credenciado a disputar um pleito eleitoral com sucesso.
Texto – Marcelo Bastos
Fonte – Cada Minuto