O governo federal publicou neste sábado, 30, a Medida Provisória Nº 1.205, que institui o Programa Mover. A nova MP estabelece metas e multas para a indústria automobilística na questão da descarbonização dos veículos vendidos no Brasil. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) reagiu bem à MP, através de nota.
O Programa Mover, que substitui o Rota 2030, “tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade global, a integração nas cadeias globais de valor, a descarbonização, o alinhamento a uma economia de baixo carbono no ecossistema produtivo e inovativo de automóveis, de caminhões e de seus implementos rodoviários, de ônibus, de chassis com motor, de máquinas autopropulsadas e de autopeças”.
Veja a seguir as principais diretrizes do Programa Mover, que vai considerar dois ciclos de medição de emissões – do tanque à roda e do poço à roda. Todos os níveis serão medidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
incremento da eficiência energética, do desempenho estrutural e da disponibilidade de tecnologias assistivas à direção dos veículos comercializados no País;
promoção do uso de biocombustíveis, de outros combustíveis de baixo teor de carbono e de formas alternativas de propulsão e valorização da matriz energética brasileira;
promoção do uso de sistemas produtivos mais eficientes, com vistas ao alcance da neutralidade de emissões de carbono.
Fonte – Terra