A Câmara de Vereadores aprovou em duas discussões um projeto de lei de autoria da vereadora Olívia Tenório que busca assegurar que todos os hospitais públicos e privados do Município de Maceió realizem exames de corpo de delito em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
O projeto foi aprovado com algumas emendas modificativas.
Segundo a vereadora Olívia Tenório, a violência contra mulheres, crianças e adolescentes é um problema grave que afeta profundamente a saúde física e psicológica das vítimas. Para ela, com a aprovação do projeto, é possível minimizar os sofrimentos das vítimas.
“O projeto de lei garante que o atendimento para o exame de corpo de delito seja feito no hospital, sem que haja a necessidade do deslocamento da vítima para o Instituto Médico Legal. Desta forma, elas terão um atendimento mais humanizado e acolhedor. Além disso, a vítima será atendida por uma equipe multidisciplinar”, afirmou Olívia.
A vereadora ainda destaca que ao ampliar o atendimento às vítimas em unidades próximas à sua residência ou ao local em que foi cometido o crime, propõe-se amenizar o constrangimento e a angústia que a vítima enfrenta.
“Em um momento tão sensível, proporcionar um ambiente que transmita empatia e compreensão pode ser determinante para a recuperação física e emocional da vítima”, acrescentou.
Conforme Olívia, “precisamos pensar nessa questão da violência como um todo e criar projetos que minimizem essas dores de uma vítima que já foi tão violentada e angustiada”.