Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem apenas Marcius Beltrão e Ronaldo Lopes, em quem você votaria para Prefeito de Penedo?
Esta pergunta foi lançada para o eleitorado da cidade ribeirinha pelo Instituto DataSensus e a resposta não deixa dúvida: Ronaldo Lopes tem tudo para ser reeleito. Ele vence Március Beltrão com ampla vantagem: 70;6% contra 19,1% aponta o resultado da pergunta estimulada.
Da mesma forma, com duas opções expostas aos penedenses, Ronaldo Lopes ganha do irmão mais novo do ex-secretário estadual de turismo, 73,3% dos votos declarados são para o atual prefeito de Penedo, enquanto que Marquinhos Beltrão recebe pouco mais de 15% (15,2%).
Em outro cenário apresentado, com mais alguns nomes ditos para os entrevistados, Ronaldo Lopes confirma que tem a preferência do eleitorado de Penedo. Ele recebeu 65% dos votos, muito acima dos 13% para Marcius Beltrão, dos 4% para Ivana Toledo e 2% para Marcos Beltrão, sendo que 4% declararam votar em nulo ou branco e 5% não responderam ou não quiseram opinar.
Já na pergunta com resposta espontânea, sobre a escolha do eleitor para prefeito de Penedo em 2024, o número de indecisos sobre 23,8% e brancos e nulos para 5%.
O que não muda é a liderança de Ronaldo Lopes, já apontada em outras pesquisas de aprovação de governo e intenção de voto.
No estudo da DataSensus, a declaração espontânea do eleitor resulta em praticamente 58% da escolha do eleitorado (57,9%) para Ronaldo Lopes. Marcius tem menos de 10% (9,4%), Ivana pouco mais de 3% (3,1%) e Marcos Beltrão menos de 1% (0,7%).
A pesquisa aplicada nesta quarta-feira, 27, também revela os nomes que o povo de Penedo não quer, de jeito nenhum, no comando da sua prefeitura. A ex-vereadora Ivana Toledo e o ex-prefeito Marcius Beltrão lideram com 28,3% e 26,4%, respectivamente, seguidos por Marcos Beltrão (15,5%), com Ronaldo Lopes registrando a menor rejeição (10,7%), sendo que 19,1% não opinaram ou não quiseram responder.
A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Penedo do Instituto DataSensus realizou 815 entrevistas, com amostra selecionada em dois estágios. No primeiro através de sorteio probabilístico dos setores censitários pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). No segundo estágio foram selecionados entrevistados com base em cotas de amostrais proporcionais, considerando as variáveis idade e sexo.
O nível de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.