A mais recente pesquisa de opinião pública, realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro, pelo grupo Strategio Inteligência, Pesquisa e Desenvolvimento, comprova os altos indicadores positivos alcançados pelo prefeito de Maceió, JHC. Ele é avaliado como Ótimo, Bom ou Regular por mais de 79% dos eleitores de Maceió. A pesquisa já avalia os impactos da crise da mina 18, que ganhou manchetes nacionais durante os meses de novembro e dezembro.
Na avaliação do desempenho da gestão, 79.65% classificam a gestão da prefeitura como positiva, entre Ótima, Boa ou Regular. A avaliação negativa (Péssima/Ruim) está na casa dos 13%, com o restante da população não sabendo ou não avaliando. Os maceioenses também consideram positiva a atuação de JHC frente à crise da mina 18. Quando questionados sobre as iniciativas da prefeitura, 77,05% afirmaram que eram Ótimas, Boas ou Regulares; Enquanto perto de 16% classificaram como Péssimas ou Ruins.
O instituto comparou JHC com outras personalidades políticas alagoanas, como o senador Renan Calheiros, o ministro Renan Filho e até o governador Paulo Dantas. Para a população, JHC foi o agente público que mais demonstrou liderança e interesse em resolver os problemas. Para 69.47% o prefeito teve um desempenho Ótimo, Bom ou Regular no episódio. Paulo Dantas, por exemplo, atingiu apenas 41%, utilizando os mesmos critérios, enquanto o senador Renan apresentou modestos 18.34%.
Ao final, o Strategio também fez testes considerando o cenário eleitoral. JHC lidera com folga absoluta e surge vitorioso já em primeiro turno. Na pesquisa estimulada ele soma 55,62%, contra pouco mais de 10% de Rui Palmeira, provável candidato dos Calheiros e de Paulo Dantas. Neste cenário Lobão teria 2.84%, à frente apenas do Tio Rafa, que ficou com 2.49%.
“Não costumo discutir pesquisas. Estamos trabalhando muito para levar acolhimento e cuidado às vítimas e fazendo tudo com a máxima transparência e respeito ao patrimônio público”, disse sobre os números o prefeito JHC. Quanto ao cenário eleitoral, ele não quis comentar. “A eleição está na pauta apenas de alguns políticos. O povo quer é dedicação, entregas, oportunidades para trabalhar e melhorar de vida. A eleição tem seu tempo e mais adiante vamos discutir, agora nada vai nos tirar o foco de cuidar das pessoas e atrair as receitas da alta temporada”, disse.
Fonte – Agora Alagoas