O governador Paulo Dantas participou nesta quarta-feira (17) da inauguração do Aeroporto Divaldo Suruagy, no município de Marechal Deodoro, fruto de uma Parceria Público-Privada com a empresa Manal, que já possui uma base aérea localizada em Rio Largo e atua no ramo da aviação agrícola.
A pista de pouso do novo aeroporto possui 1.300 metros de extensão, tamanho semelhante à do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O aeroporto conta ainda com um hangar de 900 metros quadrados – com capacidade para abrigar de 5 a 9 aeronaves -, amplo pátio de estacionamento de 3.300 metros quadrados, posto de combustível aeronáutico, sala VIP, sala de reunião e dormitório para pilotos. Atualmente, o aeroporto recebe aeronaves de pequeno e médio porte (até 12 passageiros), mas há espaço para expandir a pista para até 1.800 metros, o que possibilitará o atendimento de toda a linha da aviação de grande porte.
O total de investimentos é de R$ 18 milhões, mas a empresa planeja iniciar a terceira fase do projeto, que contemplará hangares para manutenção de aviões e helicópteros, além de atender à aviação agrícola.
O governador Paulo Dantas salienta que a iniciativa é importante para a economia do estado, principalmente para o turismo. “Esse aeroporto vai nos dar a condição de recebermos voos aqui de todo o Brasil, voos comerciais também. Vai encurtar as distâncias e será mais uma opção, mais uma porta de entrada do nosso estado”, avaliou. “Além desse aeroporto, nós já requalificamos o aeroporto de Arapiraca, que já recebe voos noturnos; vamos entregar a primeira etapa do aeroporto de Maragogi no ano de 2024, e as duas últimas etapas do ano de 2025; e além disso, vamos requalificar também o aeroporto de Penedo que é um outro desafio nosso”, acrescentou.
Durante a solenidade, o governador anunciou a entrega da pista que dá acesso ao aeroporto, com extensão de 3,4 quilômetros, totalmente asfaltada, ao custo de R$ 3,3 milhões. Também foi entregue o hangar do Comando de Aviação da Secretaria de Segurança Pública, que funciona no local.
Fonte – Extra