Resgatado na gestão da prefeita Ziane Costa (MDB), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) investiu mais de R$270 mil em 2023 no município de Delmiro Gouveia. Ao todo, foram realizadas 11 compras institucionais, com um montante de quase 30 produtores fornecendo produtos da agricultura familiar.
O PAA beneficiou 1.567 famílias associadas no ano de 2023, chegando o montante investido no setor, ao total de R$275.824,36. A quantidade de alimentos adquirida foi de aproximadamente cinco toneladas, encaminhados para 9 entidades socioassistenciais da cidade.
Para a prefeita Ziane Costa, o intuito do programa é incentivar a produção da agricultura familiar: “Nossa meta é contribuir de maneira significativa com a vida do produtor rural, proporcionando renda e contribuindo com o aquecimento da economia”, afirma Ziane.
Durante o ano, 27 famílias de agricultores familiares forneceram diversos produtos cultivados em suas terras, sendo compostos por uma ampla variedade de frutas e hortaliças, como alface, couve, coentro, tomate, pimentão, abóbora, banana, melancia, melão, mamão, mandioca, batata-doce, milho, feijão, entre outros.
“Estou participando pela primeira vez (do PAA) e para mim foi muito bom, mais uma renda e estamos muito feliz por isso. A gente chega aqui tem uma boa equipe, que nos trata muito bem. Temos um apoio muito bom e as entregas estão sendo ótimas”, destacou a agricultora Ana Graça.
O programa foi instituído pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero. Esta Lei foi alterada pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011 e regulamentada por diversos decretos, o que está em vigência é o Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012.
Prefeitura de Delmiro Gouveia – Trabalho e desenvolvimento para todos!