Após a pressão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), líderes partidários fizeram as indicações para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. O colegiado vai investigar a empresa responsável pela crise ambiental que resultou no afundamento do solo em Maceió.
Os senadores já indicados como titulares são Renan Calheiros (MDB-AL), Efraim Filho (União-PB), Cid Gomes (PDT-CE), Omar Aziz (PSD-AM), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Gomes (PL-TO) e Wellington Fagundes (PL-MT). A expectativa é que a sessão de instalação aconteça na próxima terça-feira, 12.
A expectativa é de que o encontro da próxima semana sirva para que o grupo apresente um plano de trabalho e escolha o presidente e o relator do colegiado. Apesar disso, a CPI da Braskem só vai realizar as primeiras sessões a partir de fevereiro do ano que vem. O Legislativo entra em recesso a partir do dia 22 deste mês de dezembro.
Como noticiamos, a crise gerada pelo afundamento do solo em Maceió virou alvo de disputa entre diversos adversários políticos de Alagoas. O pedido de CPI da Braskem foi apresentado pelo senador Renan Calheiros, que ameaçou ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o colegiado fosse instalado.
Fonte: O Antagonista