Durante Sessão Ordinária realizada nessa terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, o deputado estadual Bruno Toledo, líder do MDB na Assembleia, repudiou uma fala do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que disse que Renan Calheiros deveria ser indiciada devido ao crime ambiental cometido pela Braskem que afetou diretamente mais 60 mil maceioenses.
“Na minha opinião, de Divaldo Suruagy a Renan Calheiros Filho, devem ser indiciados. Todos os governadores que governaram Alagoas desde 1976 devem ser indiciados. A gente não pode aceitar dois pesos e duas medidas. No mínimo, pela omissão, devem ser indiciados e responder junto de quem está cometendo o crime, que é a Braskem”, disse o deputado Cabo Bebeto durante a sessão.
“Nós ouvimos falar sobre CPI. É interessante a proposta de CPI do senador Renan Calheiros, que há pouco tempo, não falava sobre Braskem. Se calou durante anos e agora que CPI, logo ele, que foi presidente da Salgema, de 1993 a 1994”, continuo Cabo Bebeto.
Em sua fala, o deputado ainda citou os recursos recebidos de Renan Calheiros da Braskem para financiar campanha eleitoral.
Como resposta, o deputado estadual Bruno Toledo repudiou a fala de Cabo Bebeto, afirmando que o deputado faz uso da Assembleia Legislativa para realizar ataques políticos.
“Meu total repúdio à fala infundada e infeliz do deputado Cabo Bebeto quando utiliza-se do púlpito da Assembleia Legislativa, local que julgo sagrado, para atacar de forma deliberada, senão criminosa, o senador Renan Calheiros, que defende vigorosamente o cidadão alagoano e o município de Maceió contra, inclusive, ataques sorrateiros de outros senadores que poderiam utilizar do seu espaço para também defender uma investigação clara quanto à toda essa problemática que estamos presenciando”, afirmou Bruno Toledo.
O deputado disse ainda que a postura de Renan Calheiros neste momento é de defender a população vítima da Braskem. “Que bom que nós temos o senador Renan Calheiros neste momento para defender os interesses de toda a população atingida contra quem quer sabotar que isso seja investigado”, continuou.
Bruno Toledo finalizou sua fala afirmando que as declarações de Cabo Bebeto não são verdadeiras. “O deputado Cabo Bebeto faz não apenas ataques políticos, mas ele traz afirmações contra o senador Renan que são mentirosas”.