A Defesa Civil Nacional já está em Maceió para monitorar o risco de abertura de uma cratera no bairro do Mutange. Ao lado de Paulo Falcão, representante do órgao federal, o prefeito de Maceió, JHC (PL-AL), disse, nesta quarta-feira, 29, em entrevista à imprensa, divulgada em seu perfil no Instagram, que a prefeitura da capital sobrevoou a região da mina nº 18, no Mutange, onde foi possível ver algumas rachaduras.
“A gente recebe algumas imagens, então conseguimos visualizar algumas rachaduras. Isso nos dá uma dimensão ainda não precisa e o formato que poderia se apresentar com esse risco iminente de colapsar. mas isso precisa, com muita cautela ser observado”, informou JHC.
A Prefeitura de Maceió decretou hoje, 29, situação de emergência por 180 dias devido ao iminente colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município de hoje, e assinado por JHC.
Em ofício enviado à Defesa Civil de Maceió, ao qual o EXTRA teve acesso, a Braskem admite que houve deslocamento abrupto do solo, com possível sinkhole – escorregamento de terra que cria enormes crateras, levando para o seu interior tudo o que se encontra no diâmetro do vazio, incluindo ruas, casas e prédios.
O governador Paulo Dantas (MDB-AL) usou as redes sociais para anunciar a vinda das equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro para acompanhar a situação de risco iminente de colapso.
Fonte – Extra