A eleição na Argentina não foi muito comentada pela classe política alagoana, mas políticos de direita, como o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador maceioense Leonardo Dias, ambos do PL, fizeram questão de comemorar o resultado, que sagrou Javier Milei como novo presidente.
Milei tem agenda ultraliberal e conservadora, o que agrada aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Bebeto, a vitória de Milei significa que a América Latina volta a respirar aos poucos, parabenizando os argentinos pela escolha.
“Sem dúvidas, o voto impresso garantiu a vitória da direita e acabou com a destruição comunista no país”, comentou o deputado. Já Leonardo Dias escreveu uma mensagem em espanhol e disse: “A liberdade respira”.
Quem também deu as felicitações foi Arthur Lira (PP): “Parabéns ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e à Argentina pela escolha democrática do novo mandatário do país. A Câmara dos Deputados continuará trabalhando para estreitar ainda mais as relações comerciais, políticas e culturais entre as duas nações.”
Javier Milei teve quase 56% dos votos contra 44% de Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato governista. “Hoje começa a reconstrução da Argentina”, disse no primeiro discurso.
Fonte – Folha de Alagoas