Você sabe o que acontece quando joga sal no formigueiro? Muitas formigas não conseguirão se alimentar e algumas morrerão.
Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. O formigueiro é uma estrutura bem complexa, cheia de galerias e túneis subterrâneos que se estendem por vários metros. A diferença mais gritante no comparativo com o que acontece na política é que os formigueiros são bem organizados. Talvez por isso há uma máxima que diz: quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro.
É apenas uma simbologia (no comparativo com as organizações)
Outro grupo organizado que não se deve mexer é o marimbondo. Para os seres humanos e os políticos (a regra é a mesma) as picadas podem acarretar reações diversas, sendo que a mais grave delas é a morte por asfixia. Para os marimbondos e para a política (dos seres humanos) a dica é a mesma: Deve-se entrar em contato com as autoridades competentes e denunciar (é raro nas duas organizações).
Mas saiba: Se o inseto se sentir ameaçado ele irá atacar, buscando defender-se. Ou seja: Mexer em casa de marimbondo é provocar propositalmente grande agitação, grande inquietude.
A simbologia da vida – animal e política – converge para algumas máximas que, certamente, você já ouviu:
– Colocar gasolina no fogo inflama conflitos já existentes.
– Colocar o dedo na ferida é tocar em um assunto delicado, atingindo o ponto fraco de alguém.
Alagoas, de modo geral, está preste a sentir os efeitos de algumas dessas passagens. Assim, fica mais um alerta: “Panela que muitos mexem, ou sai crua, ou sai queimada”.
E.. talvez se não prestarem atenção até a panela some.
Fonte – Blog do Wadson Regis