Após análise e votação, foi aprovado, na noite desta quarta-feira (8), em primeiro turno e segundo turno no Senado o texto da reforma tributária. Foram 53 votos a favor e 24 contra nos dois turnos.
Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a aprovação exige voto favorável de três quintos dos parlamentares, ou seja, pelo menos 49 votos, e dois turnos de votação. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, de onde saiu o texto original, porque foi modificada no Senado.
Os três senadores alagoanos, Renan Calheiros (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB), votam juntos com os outros 50 parlamentares, a favor do texto.
Ao todo, o texto recebeu cerca de 830 emendas durante a discussão no Senado. O relator do texto no senado, Eduardo Braga, acatou parte das sugestões de mudanças propostas no Plenário. Durante a votação em segundo turno, senadores rejeitaram destaques apresentados por senadores da oposição para limitar a soma das alíquotas dos tributos. Uma das emendas previa o teto de 20%; outra estabelecia um limite de 25%.
Fonte – Cada Minuto