O nome do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) – que tem se destacado na Câmara dos Deputados como ferrenho opositor ao governo federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT) – tem sido ventilado, nos bastidores políticos, como possível candidato à Prefeitura de Maceió, em 2024.
Alfredo Gaspar de Mendonça disputou a eleição municipal passada contra o atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). Ambos se enfrentaram no segundo turno, mas – no meio do mandato de JHC, com a reforma administrativa promovida pelo gestor municipal – ambos acabaram firmando uma aliança política.
Caso haja uma candidatura de Gaspar de Mendonça, tal aliança estaria desfeita.
Conversei com o deputado federal sobre o assunto, na manhã de hoje.
Alfredo Gaspar de Mendonça foi enfático em negar a possibilidade de uma candidatura ao Executivo municipal no próximo ano.
“Eu estou gostando do exercício do meu mandato. Meu foco tem sido o trabalho que estou desempenhando aqui em Brasília e na busca por ajudar Alagoas e Maceió. Então, eu não sei de onde partem estas especulações. O que eu posso dizer – com toda certeza – é que este assunto não parte de mim. Não tenho pretensão de candidatura”, colocou.
Alfredo Gaspar de Mendonça disse ainda que enxerga o prefeito JHC como alguém “muito bem intencionado nas ações que busca fazer em benefício de Maceió”.
“Quando fizemos esta composição, a minha obrigação é a de ajudar Maceió, ajudar o município, a cidade. Eu vi o caminho da aliança política como a forma mais eficiente para produzir estes resultados. Vou ter, por exempo, direito a emendas e ajudar ainda mais em algumas políticas públicas para o município. A composição foi com esta possibilidade”, destacou o parlamentar do União Brasil.
Indaguei a Alfredo Gaspar se, diante desta aliança, ele já poderia confirmar o apoio à reeleição de JHC ou se achava que ainda era cedo para este compromisso. Ele afirmou: “Pode dizer que eu apoio a reeleição do prefeito JHC. Eu não sou candidato (à Prefeitura de Maceió)”.
Texto – Lula Villar
Fonte – Cada Minuto