A trajetória política de Júlio Cezar da Silva iniciou-se em 2012, quando foi eleito pelo PSDB, como o vereador mais votado, com 1.407 votos em Palmeira dos Índios.
Nas eleições de 2014, o governador Téo Vilela, lançou Eduardo Tavares para o Governo do Estado. Durante o processo eleitoral, Eduardo, renunciou à sua candidatura e saiu do PSDB. Na ocasião, Tavares foi enfático na sua renúncia: ” Não havia estrutura para uma campanha majoritária. Enfim, eu e os meus amigos ingressamos em um projeto bem iniciado, mais muito mal conduzido pelo governador Teotônio Vilela, numa barca furada e afundando.” Tentando sair da UTI, o PSDB ainda escolheu o vereador de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, para ser o candidato ao governo do Estado. Ficou em terceiro lugar com 101.757 votos(7,92%).
Vale destacar que Júlio Cezar, com a visibilidade que adquiriu com a sua candidatura para o Governo do Estado em 2014, passou a ser um forte candidato para a prefeitura de Palmeira dos Índios nas eleições municipais de 2016, quando foi eleito pelo PSB com 23.786 votos(64,62%).
Nas eleições de 2020, Júlio Cezar, com uma grande gestão no município de Palmeira dos Índios, foi reeleito pelo PSB com 21.469 votos(60,10%).
Nas eleições municipais de 2024, com dois mandatos consecutivos, o prefeito Júlio Cezar, não poderá concorrer ao pleito, no entanto, credenciado por sua gestão muito bem- avaliada, quem que vier a ser apoiado por ele, certamente será o mais forte candidato à prefeitura da Princesa do Sertão.
Texto – Marcelo Bastos
Fonte – Cada Minuto