Na última quinta (19), a Secretaria de Saúde de Alagoas anunciou a implantação de um projeto para evitar e realizar a reversão das cirurgias de traqueostomia em crianças do estado, além de garantir a reabilitação de pacientes que passaram pelo procedimento.
O secretário Gustavo Pontes de Miranda recebeu familiares de crianças que passaram pela intervenção cirúrgica e ouviu seus anseios. O deputado Lelo Maia participou do encontro.
“É de grande satisfação poder participar desse processo, atendendo o pedido dos pais que sofrem vendo a situação de seus filhos e filhas”, disse o parlamentar.
Lelo afirmou que o projeto terá um investimento de R$ 2 milhões para a SESAU. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário da pasta e ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, por se sensibilizar pela causa.
“Parabéns a toda equipe da SESAU em nome do Drº. Gustavo Pontes e também ao governador Paulo Dantas por se sensibilizar de imediato com as famílias e destinar os recursos”, completou.
No projeto, há a implantação de uma unidade móvel capaz de levar uma equipe especializada com todo o material portátil de alta tecnologia para os hospitais, visando diagnosticar o paciente que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e inseri-lo na linha de cuidado com o objetivo de evitar a realização da traqueostomia.
Além disso, o Estado vai garantir as cirurgias de Média e Alta Complexidade para a correção e construção da via aérea da criança. O ambulatório contará com atendimentos clínicos e multiprofissionais com cirurgiões torácicos, laringologista pediátrica, otorrinolaringologista, pneumopediatra, farmacêutica, técnicos instrumentadores, anestesistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e odontopediatra. Os pais e cuidadores também serão incluídos nesta linha de cuidado. Eles terão um espaço voltado para serem treinados por profissionais e, desse modo, garantir a continuidade dos cuidados com seus filhos em casa.