A bailarina alagoana Júlia Torres, de 17 anos, residente no bairro do Antares, em Maceió, conquistou vagas para renomados programas de treinamentos na Flórida e em Nova York, nos Estados Unidos. Agora, a jovem e sua família estão em busca de patrocínio para conseguir custear parcial ou totalmente a viagem e realizar o sonho de se tornar uma bailarina profissional.
Recentemente, Júlia conseguiu a vaga para o programa de treinamento pré-profissional do Sanctuary of The Arts, em Coral Gables, na Flórida. O programa começa em fevereiro de 2024 e tem duração de 4 meses com aulas diárias numa rotina de companhia profissional, abrangendo ensaios, aulas e audições, abrindo espaço para contratações e bolsas internacionais.
A bailarina também ganhou uma bolsa de 100% para o curso intensivo de verão da Joffrey School of Ballet, escola de alto nível e relevância internacional localizada em Nova York. Estudantes do mundo inteiro precisam passar por audições para participar desse curso, que contará com aulas de jazz e dança contemporânea e terá duração de 3 semanas.
Além disso, Júlia também está entre os 350 selecionados entre mais de 7000 bailarinos do mundo inteiro para as finais em Nova York do YAGP (Youth America Grand Prix), maior competição de balé estudantil em oferta de oportunidades profissionais. A competição acontecerá em abril de 2024.
Ambos os eventos servirão como grandes impulsos para a carreira da bailarina, visto que possibilitarão contato com grandes nomes do cenário da dança internacional, além da visibilidade e experiência que colaborarão com o objetivo de ingressar numa companhia de dança profissional. Para isso, sua equipe busca patrocínios para custeamento parcial ou total das viagens para hospedagem, passagens e alimentação no tempo fora do país.
Em entrevista exclusiva ao Jornal de Alagoas, Júlia conta que conseguir dançar e praticar o balé fora do país será a realização de um sonho.
“Ver que isso está acontecendo a convite de instituições que sempre sonhei é, no mínimo, emocionante. Sei que essa vai ser uma etapa muito importante na minha trajetória e penso nela como uma das provas de que todo os esforços e sacrifícios valem a pena”, afirmou a bailarina.
Júlia começou a desenvolver grande paixão pelo balé clássico aos 4 anos. Em 2014 ela partiu para os estudos de Jazz e em 2020 dança contemporânea, expressividade e controle corporal. Buscando aprimoramento técnico, ela participou de cursos e congressos como: a Experiência intercultural na Tailândia (2016 e 2018/2019) – Aulas de danças por 70 dias (por temporada) nas escolas “Bangkok Dance Academy” e “Sangdao Performing Arts School”, o Curso Intensivo de Verão do Studio Dançarte (2020/Goiânia-GO), no qual havia ganhado uma bolsa integral, e Congresso Internacional de Dança, da escola Petite Danse (2021/Rio de Janeiro-RJ), entre outros.
”Sempre recebi muito apoio da minha família, amigos e professores, e apesar de todos sabermos que viver da arte (principalmente no Brasil) não ser fácil, essas pessoas me dão força todos os dias para que eu continue lutando pelos meus sonhos. Estou muito feliz com a forma que tudo está acontecendo”, acrescentou.
A psicóloga Clea Torres, mãe de Júlia, comenta a imensa satisfação e felicidade que ela e o pai de Júlia sentem da filha. “Os planos já eram dela ir morar em Belo Horizonte para estudar o balé lá, e nesse ano ela ganhou todas essas oportunidades, então foi maravilhoso, estamos extremamente felizes, foi mais rápido do que a gente imaginava. Todos que conhecem a Ju comentam o esforço e a dedicação dela para o balé, a vida dela é o balé de fato”, comenta Cléa.
Júlia também recebeu um convite para ir ao estúdio “Movimento em Foco”, localizado no município de Osasco, em São Paulo. Convidada por Lucas Mendes, um coreógrafo renomado, a bailarina ficará lá de novembro até final de janeiro de 2024, se preparando para ir ao programa de treinamento pré-profissional que ela conquistou vaga, participando de um treinamento intensivo.
A jovem tem uma chave pix para quem quiser apoiar: 112.511.604-84 (Júlia Torres Lopes). Ela também está no Instagram através do @jujuba.llet
Telefones pra contato: (82)99942.7339/ 9105-2921
E-mail: cleatorresa@hotmail.com
Premiações
A alagoana participa de premiações há pelo menos cinco anos. Veja resultados da jovem dançarina somente em em 2023:
- Festival Internacional Arte Minas (Belo Horizonte/MG) – 1° Lugar (Solo Neoclássico e Solo
Contemporâneo), prêmio de Melhor Bailarina do festival, aprovação para o pré-professional programa do Sanctuary of Arts (Florida/EUA). - Festival Internacional de Goiás (Goiânia/GO) – 1° Lugar (Solo Contemporâneo e Variação de Repertório), 2° Lugar, sem 1° (Solo Neoclássico), vaga para o Valentina Kozlova International Ballet Competition (Nova York/EUA), Bolsa de 100% para o Summer Intensive de jazz e contemporâneo da Joffrey School (Nova York/EUA).
- Festival Guerreiros das Alagoas (Maceió – AL) – 1° Lugar (Solo de jazz, neoclássico, variação de repertório, pas de deux e conjunto de contemporâneo), Prêmio de Melhor Bailarina, bolsas de 50% para o Jazz Dance Concept (Recife/PE) e Culture Experience (Goiânia/GO), Isenção de inscrição para os festivais FAC e Fendafor, em 2024.
- FAC (Campina Grande/PB) – 1° Lugar (Variação de Repertório, solo contemporâneo, solo clássico livre e conjunto estilo livre), 3° Lugar (conjunto jazz), Vaga para o Professional Ensemble Choreographic Training Program (Coral Gables, Florida/EUA), Bolsa de 100% para o curso de verão do Estúdio Movimento em Foco, Isenção de 100% para o CBDD PE 2024, FAC 2024 e Cena Festival de Dança 2023, além do Prêmio de Melhor Bailarina do festival.
*Estagiário Sob Supervisão.
Fonte – Jornal de Alagoas