Desde o início de setembro, o micro empreendedor individual (MEI) é obrigado a emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. Por isso, a Casa do Empreendedor de Messias se colocou à disposição dos empreendedores da cidade para ajudá-los a se adequar ao novo sistema.
A Casa do Empreendedor da cidade afirmou que, caso o MEI ainda não tenha feito o cadastro no Sistema Nacional, pode se dirigir a ela que o órgão, então, auxiliará em todo o processo.
Antes, as notas fiscais eletrônicas dos MEIs eram emitidas nos sistemas das prefeituras, ou seja, cada município possuía um modelo de emissão de nota fiscal. Agora, todos os microempreendedores individuais passarão a acessar o mesmo sistema e emitir notas de prestação de serviços no mesmo modelo.
A obrigatoriedade da NFS-e no padrão nacional está em vigor, por isso MEIs devem acessar o sistema nacional para se familiarizar. Para conseguir emitir uma nota no sistema federal, será preciso realizar o cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e para gerar um código e uma senha.